Pesquisa, Desenvolvimento e Eficiência Energética 

A Gerência de Pesquisa, Desenvolvimento e Eficiência Energética - DREE da Cepisa é composta de dois Engenheiros Eletricistas, um Eletrotécnico e uma Técnica Contábil. Atualmente os principais programas desenvolvidos pela DREE são:

  • Programa de Pesquisa e Desenvolvimento

 

O Programa de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico da Cepisa é pautado na busca de inovações para fazer frente aos desafios tecnológicos e de mercado enfrentados pela Empresa.

Iniciado no ano 2000, o Programa de P&D da Cepisa atende à Lei 9.991, de 24 de julho de 2000, regulamentada pelo Decreto Nº. 3.867, de 16 de julho de 2001, e pela Resolução Normativa ANEEL Nº. 504, de 14 de agosto de 2012, que estabelece a obrigatoriedade de aplicação de um percentual mínimo de sua Receita Operacional Líquida (ROL) em projetos de inovação.

Esta área está alinhada com a Missão e Valores da Empresa e busca a excelência no desenvolvimento de soluções práticas e inovadoras, bem como a multiplicação de conhecimentos e ações de sustentabilidade e eficiência do uso da energia elétrica pelos colaboradores e clientes da Cepisa.

Programa de Eficiência Energética

O Programa de Eficiência Energética (PEE) é de fundamental importância para o desenvolvimento sustentável do Estado do Piauí. Com a redução de consumo e demanda de energia, o PEE posterga a necessidade de investimentos na expansão da capacidade instalada, sem comprometer a qualidade dos serviços prestados aos usuários finais, promovendo o equilíbrio tarifário e a competitividade do setor. Além disso, a conservação diminui a necessidade de subsídios governamentais para a produção de energia elétrica, que possui estreita relação com o crescimento econômico do Brasil.

Iniciado no ano 2001, o Programa de Eficiência Energética da Cepisa atende à Lei 9.991 de 24 de julho de 2000, regulamentada pelo Decreto Nº. 3.867 de 16 de julho de 2001 e pela Resolução Normativa ANEEL Nº. 300 de 12 de fevereiro de 2008 que estabelece a obrigatoriedade de aplicação de um percentual mínimo de sua Receita Operacional Líquida (ROL) em projetos de inovação.

A Cepisa vem investindo em projetos de combate ao desperdício de energia e de eficiência energética, que visam primordialmente a conservação dos recursos naturais, disseminação de novos hábitos de consumo de energia, apresentação à sociedade da viabilidade econômica de ações de combate ao desperdício da energia elétrica. Além de sensibilizar seus clientes por meio de ferramentas educacionais para o consumo racional de energia, a Cepisa desenvolveu Projeto que substituiu lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes compactas e geladeiras antigas por geladeiras modernas e eficientes para os consumidores residenciais de baixo poder aquisitivo, e regularizou consumidores clandestinos.

Atua ainda em consumidores classificados como poder público e serviços públicos. A contabilização dos recursos disponíveis é feita considerando um percentual da Receita Operacional Líquida (ROL) da Empresa (atualmente o percentual é de 0,5% da ROL).

Comunicados 

Chamada Pública CP 001-2018- CEPISA

Equipe

José de Ribamar Lima Filho

Formação: Engenheiro Eletricista (UFPB-PB). Bacharel em Direito (AESPI). Especialista em Administração Econômica Financeira (UFPI), Especialista em Distribuição de Energia Elétrica (UNIFOR-CE)

Edilson Pereira Uchoa

Formação: Engenheiro Eletricista (UNIFOR-CE). Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho (UFPI), MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Enoque Soares da Costa Júnior

Formação: Administrador (UFPI-PI). Especialista em Perícia e Auditoria Contábil (CEUT-PI), acadêmico de Direito (UFPI-PI).

Gilvan Rodrigues Monteiro

Formação: Técnico Industrial Eletrotécnico (ETFPI-PI), Bacharel em Direito (FATEPI-PI), Ex-Suplente de Conselheiro do Conselho de Administração da Cepisa.

Rita de Cássia Soares de Sousa

Formação: Técnica em Contabilidade


.
Home | CEPISA
.