Ações de segurança e saúde marcam o Abril Verde na Cepisa
29 de abril de 2019 Notícias Rosália Teixeira

Este mês, na Cepisa, foi marcado por ações voltadas ao combate e à prevenção de acidentes e doenças do trabalho. Durante o denominado Abril Verde, os colaboradores da capital e do interior, principalmente os que laboram em campo, foram alertados para a necessidade de realizar os procedimentos de segurança conforme as normas, usar equipamentos de proteção individual e coletiva, fazer cursos de reciclagem e ir ao médico periodicamente.

Medição de IMC

Na última sexta-feira (26), houve um dia inteiro de ações voltadas para o tema na capital e em Piripiri. Durante a manhã, em Teresina, houve blitzen nos locais de registro de ponto, com a distribuição de material educativo sobre como prevenir acidentes e doenças do trabalho, e, no auditório, uma parceria com o Medplan permitiu que os colaboradores aferissem a pressão arterial e o índice de massa corpórea (IMC).

Ginástica laboral com a educadora física Ariel Castelo Branco

A tarde, no auditório, começou com ginástica laboral coordenada pela educadora física Ariel Castelo Branco, do Medplan. Depois do aquecimento, ocorreram bate-papos pautados no mote do Abril Verde: prevenção de acidentes e doenças do trabalho. A cardiologista e presidente da Sociedade Piauiense de Cardiologia, Luiza Magna de Sá, conversou com os colaboradores sobre como prevenir e detectar pressão arterial alterada. Ela alertou que há fatores de risco para que a pressão aumente: como a idade, sexo, etnia, alto consumo de sal e de álcool, obesidade, sedentarismo e a genética do indivíduo. “Sempre que possível, meça sua pressão arterial e pratique caminhada com frequência, esse exercício não tem contraindicação”, advertiu a médica.

Presidente da Sociedade Piauiense de Cardiologia, Luiza Magna de Sá

Logo após, o engenheiro de Segurança do Trabalho, Rafael Araújo, chamou a atenção dos colaboradores para algumas atitudes que podem culminar em acidentes do trabalho.

Desemb. do TRT da 22ª região, Dr. Francisco Meton Marques

Em seguida o desembargador do Tribunal Regional Eleitoral (TRT) da 22ª região, Dr. Francisco Meton Marques acautelou os presentes para sempre relembrarem e seguirem as normas e procedimentos padrões de segurança com o objetivo de evitar acidentes do trabalho. “O brasileiro em geral não quer seguir normas, mas essa é uma necessidade, um dever de cada cidadão, sobretudo daqueles que trabalham em atividades de risco, como é a área de eletricidade”, despertou Marques.

O diretor de Operação Técnicas e Comerciais, Cosme Cezário, observou que tanto a empresa quanto o colaborador saem ganhando quando não ocorrem acidentes ou doenças do trabalho. “A empresa ganha porque terá a continuidade dos trabalhos; os colaboradores, porque estarão sadios e não terão que se ausentar por incapacidade de exercer suas atividades”, justificou Cosme.

O eletricista Zenildo Araújo reconhece a importância de ações como as do Abril Verde para a preservação da segurança e do bem-estar dos colaboradores: “Evento como o Abril Verde além de exaltar a prevenção de acidentes no trabalho, também nos mostra a importância de cuidarmos da nossa saúde física e mental. Parabéns a todos os organizadores e participantes”.

Aferição de pressão arterial em Piripiri

Piripiri
Em Piripiri, os colaboradores também puderam aferir a pressão arterial e medir o índice de massa corpórea (IMC) entre as 7h30 e 12h. Ainda pela manhã, tiveram um bate-papo com a enfermeira do Samu Bruna Fernanda sobre como cuidar da saúde e prevenir doenças adquiridas durante o labor diário.

Por que Abril?
Abril foi instituído como o mês de combate e prevenção de acidentes e doenças do trabalho por iniciativas de sindicatos canadenses e escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. No Brasil, em 2005, foi promulgada a Lei 11.121, denominando 28 de abril como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, seguindo o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho, definido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2003.

As ações do Abril Verde na Cepisa foram organizadas pela a área de Segurança e Medicina do Trabalho e pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa).

Compartilhe:
.
Home | CEPISA
.