Poda e Arborização

As árvores são fundamentais para a vida na Terra. Elas embelezam as cidades, amenizam as temperaturas e purificam o ar. São inegáveis os benefícios de se plantar uma árvore, contudo, deve-se ter cuidado ao fazê-lo, sobretudo quando isso acontece próximo à rede de energia elétrica. Algumas espécies apreciadas no Piauí, como as mangueiras, podem alcançar grande porte e com isso aumentar o risco de acidentes graves.

Para cada lugar, há o tipo certo de árvore para se plantar. Se for numa calçada, opte pelas árvores de raízes mais profundas. Se tiver de ser embaixo da rede de energia, escolha espécies de pequeno porte, que crescem até três metros de altura. As árvores de médio e grande porte devem ser plantadas sempre no lado oposto aos fios de energia.

Uma das vantagens de se plantar uma árvore é a sombra que ela nos fornece para escapar um pouco do sol escaldante do Piauí. Neste caso, se você mora numa rua com calçada estreita, sua melhor aposta é nas árvores de pequeno porte, plantando-as no recuo entre a rua e a calçada, longe da fiação.

Se a sua rua é larga, mas a calçada é estreita, pode plantar árvores de grande porte desde que no lado oposto aos fios de energia. Mas se a rua é estreita e a calçada é que é larga, a recomendação é que se planta somente árvores de médio porte e do lado oposto à fiação. Se porventura você mora numa rua larga com uma calçada larga, pode plantar árvores de grande porte desde que no lado oposto à fiação ou árvore de pequeno porte no próprio lado onde ficam os fios de energia. Importante é não plantar árvores de grande porte debaixo da rede elétrica!

É indispensável que a população colabore com a poda de árvores. A Cepisa só poda árvores quando elas ameaçam prejudicar o fornecimento de energia elétrica. Mantendo os galhos das árvores bem podados diminui a chance de contato deles com os fios elétricos, o que reduz o risco de acidentes e interrupção do fornecimento. Contudo, quando as plantas já estiverem bem próximas à rede, não hesite em ligar para a central de teleatendimento Cepisa, pelo telefone 0800 086 0800, e solicitar que uma equipe de poda faça o serviço.

Há quatro tipos de podas feitas pela Cepisa:

  • Poda de Manutenção: Feita para retirar galhos secos, podres ou doentes, a fim de proteger a rede de distribuição de energia;
  •  
  • Poda Programada: Feitas de maneira preventiva para a manutenção do sistema, exigem o desligamento do fornecimento nas redondezas onde estão as árvores;
  •  
  • Poda de Emergência: Quando há risco ou já aconteceu queda de árvore sobre a rede;
  •  
  • Poda Preventiva: Mantém os galhos das árvores distantes da rede, modelando as suas copas e evitando a instabilidade que pode derrubá-las sobre a rede.

.
Home | CEPISA